Existem lagartos venenosos no Brasil?
- Marcus Noronha
- 20 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Não! A resposta é não, senhoras e senhores.
As únicas espécies de lagarto no mundo que possuem algum tipo de substância tóxica em sua saliva encontram-se no México e no sul dos Estados Unidos, são os chamados Monstros-de-Gila (Figura 1), ou no sudeste da Ásia: o Dragão de Komodo (Figura 2).
Este, por sua vez, possui um modo bem peculiar de caça. Primeiro, ele ataca com mordidas severas as suas presas, em seguida, o Dragão de Komodo se recolhe e fica a espera, até o seu veneno fazer efeito, levando, assim, o local da mordida a um processo de necrose intensa o que culmina com a morte do animal.
Figura 1. Nome popular: Monstro de Gila. Figura 2. Nome popular: Dragão de Komodo
Nome Científico : Heloderma suspectrum Nome Científico: Varanus Komodoensis
Mas, você deve estar se perguntando: “Eu ouvi meu avô dizer que tem um lagarto no sítio, chamado papa-vento, que tem veneno?”.
Esse lagarto realmente existe aqui no Brasil (Figura 3). Na Serra de Itabaiana nem se fala! Mas, na verdade, o papa-vento não possui veneno algum. Esse mito foi disseminado pelas pessoas, principalmente, pelo hábito que os machos dessa espécie possuem de inflar o papo quando querem marcar seu território ou conquistar uma fêmea para namorar.
Figura 3. Nome popular: Papa-vento. Nome científico: Anisolepis sp.
Como o papo desses animais fica bastante avolumado e colorido, talvez, isso possa ter despertado toda essa imaginação na mente das pessoas. Quando trabalhei no Parque Nacional Serra de Itabaiana, ouvia uma história muito interessante a qual dizia que se você fosse mordido por este animal, você tinha que correr até uma fonte de água mais próxima, caso contrário, seu corpo secaria até morrer!
Gente do céu! Nada disso. É um animal lindo e que contribui bastante para a biodiversidade do nosso estado.